Continuação JavaScript primeiros passos

Publicado em 29 de Mar 2013.

Hello Devs, continuando com os primeiros passo em JavaScript, lembrando que estou escrevendo esses artigos como estudo sobre o JavaScript, então espero que seja útil para você também. Lembro que sempre escutei que quando você ensina algo você está colocando em prática o que apreendeu e vê realmente se apreendeu.

Itens abordados nesse artigo:

  1. Console
  2. Scratchpad
  3. Um simples Hello World

Console

Uma das ferramentas mais importantes para quem está desenvolvendo para web é o console que os navegadores tem, ele é uma ferramente de grande auxílio para o desenvolvedor.

Com ele podemos ver o que a página está carregando como arquivos, js, css, images e requisições para outras páginas.

Além de ver o que esta sendo carregado ele inclui uma linha de comando que você pode executar códigos em JavaScript na pagina atual.

Para poder abrir o console, pode utilizar a tecla de atalho F12 exemplo utilizado no Chrome e Firefox.

Scratchpad

O console é uma boa ferramenta para executar pequenos código em JavaScript, porém não é muito confortável digitar um código muito extenso em uma linha, para ajudar o Firefox tem um ferramenta chama scratchpad, ele é um pequeno editor de código no qual você pode escreve código JavaScript.

O editor ainda possibilita você salvar os scripts e carregá-los.

Um simples Hello Wolrd

Iremos começar a escrever JavaScript, abra seu console ou o editor "scratchpad" e escreva o seu primeiro código JavaScript

function bemVindo(nome) {
    alert("Olá, " + nome);
}

bemVindo("mundo"); // Olá, mundo

Para executar o código basta digitar enter no console do navegador.