Iniciando com canvas - Desenhando um círculo
Olá pessoal, iremos hoje iniciar a trabalhar com canvas um tag que permite desenhar, a tag está integrada na nova versão do html5, com ela você poderá renderizar elementos 2D, dinamicamente usando funções matemáticas e muito mais.
HTML
Para começar iremos começar com nossa página html básica.
circulo.html
<!DOCTYPE html> <html> <head> <title>Círculo</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"> </head> <body> <div>TODO write content</div> </body> </html>
Agora vamos criar nossa tag canvas, deletando a div.
<!DOCTYPE html> <html> <head> <title>Círculo</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"> </head> <body> <canvas id="circulo" width="100" height="100"></canvas> </body> </html>
Criado no javascript para criar o círculo
<script type="text/javascript"> var canvas; var contexto; canvas = document.getElementById("circulo"); contexto = canvas.getContext("2d"); contexto.beginPath(); contexto.fillStyle = "blue"; contexto.arc(0,0,10,0,2 * Math.PI,true); contexto.fill(); contexto.lineWidth = 2; contexto.stroleStyle = "#FFFFFF"; contexto.stroke(); contexto.closePath(); </script>