JavaScript Básico - Estrutura léxica

Publicado em 07 de Oct 2018.

Hello Devs, esse é mais um dos artigos/tutoriais que estou escrevendo sobre os meus estudos sobre Javascript, como o objetivo é se aprofundar ainda mais na linguagem estou dividindo em vários artigos pequenos, para que seja mais fácil o entendimento e que eu possa transmitir o que estou apreendendo de forma mais prática e funcional.

O que veremos:

  1. Diferenças de maiúsculo e minúsculo
  2. Comentários
  3. Literais

Diferenças de maiúsculo e minúsculo.

JavaScript e linguagem que existe diferença entre palavras que tenham letras maiúsculas e minúsculas, ou seja se escrevermos "Ola" e diferente de escrever "OLA", isso se aplica a palavras reservadas, funções e outros identificadores da linguagem.

Ná prática vamos tentar executar um função de controle o FOR

var Things = "ola mundo";

FOR (var i = Things.length - 1; i >= 0; i--) {
    console.log(Things[i]);
}

Para execução do código iremos utilizar o site JSBin, você vai utilizar muito para executar os eu códigos. Ao executar o código acima temos um erro porque para usar o for devemos utilizar as letra em minúsculo "for".

Comentários

Como qualquer linguagem de programação para ajudar programadores e pessoas que irão ler e compreender o seu código existe os comentários. Podemos utilizar os comentários em JavaScript de duas maneiras, quando queremos fazer um comentário que terá várias linhas:

/* 
Isto é um comentário de multiplas linhas.
Você pode escrever mais do que uma linha.
*/

Ou podemos utilizar comentando apenas uma linha

// Comentário de apenas uma linha

Literais

Em JavaScript você utiliza literais para representar valores fixos que não variáveis, conforme execução do script exemplo, um texto fixo que você digita.

Ester tutorial/artigo está em desenvolvimento