Tutorial - Iniciando com Zend Framework 2 - Parte 1

Publicado em 16 de Mar 2015.

Esse tutorial pretende fornecer uma introdução ao desenvolvimento com Zend Framework 2 através da criação de uma simples aplicação guiada por banco de dados usando o padrão Model-View-Controller. Ao final desse tutorial você terá uma aplicação funcional com Zend Framework 2 e poderá analisar o código para saber mais sobre como tudo funciona de forma conjunta.

Algumas Suposições

Esse tutorial assume que você tenha pelo menos um servidor apache com PHP 5.3.23 rodando e um servidor MySQL, acessível pela extensão PDO. Sua configuração do Apache deve ter a extensão mod_rewrite instalada e habilitada.

Você também deve se certificar que o Apache esteja configurado para suportar arquivos .htaccess. Para isso geralmente é necessário apenas alterar a seguinte configuração:

AllowOverride None

para

AllowOverride FileInfo

no seu arquivo httpd.conf. Verifique na documentação da sua distribuição para detalhes mais precisos. Você não poderá navegar para nenhuma página além da página inicial desse tutoria se não tiver configurado corretamente o uso de mod_rewrite e .htaccess.

O que iremos fazer em nossa aplicação

Para nossa aplicação iremos criar um gerenciado de catalogo de CDs ou DVDs, ok, você pode gerenciar o que quiser nele iremos editar, criar e excluir.

Páginas

Listagem dos álbuns, com as ações de editar, adicionar e excluir Adicionar álbum, página que irá adicionar o álbum e validar os campos Edição do álbum, editar o álbum cadastrado Deletar o álbum, página que irá deletar o álbum

Estrutura da base

Campo Tipo Null? Notas
id integer No Primary key, auto-incremet
artista varchar(100) No
título varchar(100) No