Funções para tratamento de strings em PHP - Parte 1

Publicado em 24 de Jun 2013.

[caption id="attachment_167" align="aligncenter" width="300"]PHP & MySQL PHP & MySQL[/caption]

Olá pessoal neste artigos irei mostrar as funções para tratamento de string em php, com exemplo, que são de grande utilidade quando é precisamos tratar uma string ou texto.

addcslashes

String entre aspas com barras no estilo C

Como utilizar o a função

string addcslashes ( string $str , string $charlist )

Descrição da função

Retorna uma string com barras invertidas antes dos caracteres que estão listados no parâmetro charlist.

Parâmetros

str

A string a receber escape.

charlist

Uma lista de caractere para receber escape. Se charlist contém caracteres \n\r etc., eles são convertidos na mesma forma que C, quando outros caracteres não-alfanumérico com códigos ASCII menor que 32 e maior que 126 são convertido para representação octal.

Quando você define uma seqüencia de caracteres no argumento charlist certifique-se que você sabe quais os caracteres que vêm dentro do intervalo que você definiu.

Exemplos

<?php

    echo addcslashes('foo[ ]', 'A..z');

?>

addslashes

Adiciona barras invertidas a uma string

Como utilizar a função

string addslashes ( string $str )

Descrição da função

Retorna uma string com barras invertidas antes de caracteres que precisam ser escapados para serem escapados em query a banco de dados, etc. Estes caracteres são aspas simples ('), aspas duplas ("), barra invertida (\) e NUL (o byte NULL).

Um exemplo do uso de addslashes() é quando você esta entrando com dados em um banco de dados. Por exemplo, para inserir o nome O'reilly em um banco de dados, você vai precisar escapa-lo. A maior parte dos banco de dados faz isto com \ o que nos leva a O\'reilly. Isto é apenas para colocar os dados no banco de dados, a \ não será inserida. Tendo a diretiva do PHP magic_quotes_sybase em on fará com que ' seja escapada com outra '.

A diretiva do PHP magic_quotes_gpc é on por padrão, e ela essencialmente executa addslashes() para todos dados de GET, POST e COOKIE. Não useaddslashes() em strings que já foram escapadas com magic_quotes_gpc já que você acabara escapando duas vezes. A funçãoget_magic_quotes_gpc() pode dar uma mão para conferir isto.

Parâmetros

str

A string a ser adicionada escape.

<?php
$str = "Seu nome é O'reilly?";

// Mostra: Seu nome é O\'reilly?
echo addslashes($str);
?>

Fonte: http://www.php.net