O que é o PHP ?

Publicado em 17 de Jun 2013.

[caption id="attachment_167" align="aligncenter" width="300"]PHP & MySQL PHP & MySQL[/caption]

O PHP é uma das linguagens mais utilizidas pra desenvolvimento de web sites e sistema web, permitindo a interação com o usuário através de formulários, parametros, urls e entre outras funcionabilidades do PHP.

Qual a diferença de utilizar PHP e não JavaScript?

O PHP é executando no servidor o que permite que seus códigos sejam executandos no servidor antes que seja exibido para o usuário, retornando apenas o código HTML como exibição. Assim é possível a interação com bancos de dados aplicações interna e exeternas como SOAP.

E com a vantagem de não expor o codigo fonte para usuário final já o JavaScript o código e usuando da forma client-side, o que é isso todo código será executado no computador usuário ao acessar o site ou sistema.

Outra desvantagem é que o código fonte fica aberto sendo exibido para usuário.

Como surgiu a linguagem PHP?

A linguagem PHP foi concebida durante o outono de 1994 por Rasmus Lerdorf.As primeiras versões não foram disponibilizadas, tendo sido utilizadas em sua home-page apenas para que ele pudesse ter informações sobre as visitas que estavam sendo feitas. A primeira versão utilizada por outras pessoas foi disponibilizada em 1995, e ficou conhecida como “Personal Home Page Tools” (ferramentas para página pessoal). Era composta por um sistema bastante simples que interpretava algumas macros e alguns utilitários que rodavam “por trás” das home-pages: um livro de visitas, um contador e algumas outras coisas.

Em meados de 1995 o interpretador foi reescrito, e ganhou o nome de PHP/FI, o “FI” veio de um outro pacote escrito por Rasmus que interpretava dados de formulários HTML (Form Interpreter). Ele combinou os scripts do pacote Personal Home Page Tools com o FI e adicionou suporte a MySQL, nascendo assim o PHP/FI, que cresceu bastante, e as pessoas passaram a contribuir com o projeto.

Estima-se que em 1996 PHP/FI estava sendo usado por cerca de 15.000 sites pelo mundo, e em meados de 1997 esse número subiu para mais de 50.000. Nessa época houve uma mudança no desenvolvimento do PHP.

O que pode ser feito com o PHP?

Legal você me falou de varias informações do PHP, mas o que eu posso criar com ele, bom simplesmete tudo você pode criar com ele, você pode criar sistema de cadastrado com interação do usuário, intranets, sites pessoais e corporativos.

Basta você ter uma boa ideia e começar a desenvolver.

Fontes: www.php.net